sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Piorar para melhorar?

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Então cá estou eu para mais uma sessão no divã, esse titulo pode parecer estranho mas faz total sentido. Ontem, em mais uma sessão de terapia ‘aprendi’ mais um pouco sobre minha mesma.

Acontece que esse aprendizado, de certa forma dói e machuca. Digamos que é uma dor necessária e de certa forma boa de se sentir. Soa meio masoquista, mas é a realidade. E inclusive a psicóloga concordou comigo, que antes de melhorar e superar algumas coisas a gente piora, porque deparamos com verdades que antes nós ignorávamos nem sempre de forma deliberada. Viver na superficialidade do sentimento é algo que pode trazer muita dor futura.

Eu estou em um momento ‘ruim’ digamos assim, quando começo a refletir sobre o que conversamos nas sessões e vou encontrando algumas ‘respostas’ ou até cenas que concordam com as coisas que a Vivian me disse, dói sim. Afinal, diz a velha máxima que a verdade dói, mas tenha certeza a ignorância é pior. Quando conhecemos a verdade, temos o poder que lutar pela mudança, mas quando ignoramos completamente o que somos como é possível mudar?!

Algo que surgiu nesta sessão foi sobre a vontade do ser humano em ser Onipotente, ou como se utiliza desta mascara de poder e de bastar-se. Bem, o fato é que não posso desmentir que eu tento em algumas situações demonstrar maior força do que eu realmente tenho. Isso em alguns casos não é algo ruim, mas… Não dá para se esconder nisso a vida inteira. Onipotente somente Deus.

Outra coisa que foi importante nessa sessão foi um momento que ela me fez uma pergunta, e sem nenhum tipo de reflexão eu respondi “não sei… se eu soubesse a resposta provavelmente seria mais fácil encontrar a solução…” e ela riu da minha cara e disse que é preciso refletir, as respostas em geral não vêm assim de bate e pronto… Para mim é difícil ser assim ‘subjetiva’ sou muito exata, do tipo 2+2=4 e preto é preto e branco é branco.

Então eu tenho lições de casa, treinar meu foco, encontrar meu limite e daí procurar meu equilíbrio, também refletir sobre as coisas e não procurar respostas, encontrar argumentos, e coisas do gênero.

Difícil. Mas eu posso e consigo.

Os posts das sessões estão ficando meio vagos uns resumos. Eu preciso escrever assunto por assunto, senão ficará um livro. Enfim. Logo eu faço isso.

We can do it.

 
.m.a.h. .m.i.n.d. © 2008. Design by Pocket