** Retrospectiva e Balanço* *
É inevitável no final do ano fazer um balanço e uma retrospectiva e eu sempre gostei disso, nem sempre escrevemos isso ou fazemos de forma consciente e séria e algumas pessoas nem o fazem preferem ignorar ou reclamar, mas final de ano é sempre época de repensar no que passou e fazer novos planos (às vezes baseados no acertos ou nos erros, ou mesmo somente nos novos sonhos ).
Eu fui procurar no meu antigo blog como foi meu balanço de 2007 e metas para 2008 e para minha surpresa encontrei um post em Janeiro de 2008 que dizia o seguinte:
"Puxa que puxa, o ano novo começou e já tem 1 semana … Agora que parei para escrever uma nota sobre este acontecimento (risos), como prometido não fiz balanço anual … E na noite da virada não me lembro de fazer promessas para o ano que chegou, mas tenho planos e metas …"
Não me lembrava de ter resolvido não fazer um balanço de 2007 e até me espantei ao procurar por ele e não encontrar afinal eu sou dada a esse tipo de coisa (balanços e etc), mas eu encontrei o post onde eu digo isso em 06 de Dezembro de 2007 e ao ler esses dois posts de certa forma me lembrei e compreendi, segue ai embaixo:
"Cá estou eu pensando na vida, afinal é algo importante a se fazer e temos o costume - talvez ele seja ruim - de fazer balanços no final de cada ano. Acho que esse ano não vou me desgastar escrevendo sobre o ano que está terminando, não será assim que vou comemorar a passagem do ano!
Quero planejar o próximo ano, para que ele seja bem melhor que este 2007 que está acabando para que ao final de 2008 eu tenha vontade de escrever um balanço sobre o ano, com boas estatísticas. Meu primeiro passo é abolir a atual lista de 101 coisas a se fazer em 1001 dias, porque ao sair da faculdade eu me impossibilitei de cumprir parte dela, vou reformular mas a contagem de tempo continuará igual.
Tenho mil planos na cabeça, só que estou cansada de eles ficarem aqui dentro sem gerarem nada de bom. Quero colocá-las no papel, e fazer com que deixem de ser somente planos e sonhos. Algumas coisas dependem de outras pessoas, mas tudo que depender somente de mim. Vou lutar para conseguir no próximo ano. Vou estipular “pequenas” metas que se tornarão grandes a medidas que forem alcançadas."
Afinal, acho que de certa forma consegui o que queria, não que eu tenha cumprido as metas que encontrei em um post de 12 de Janeiro de 2008. Pois eu sinto vontade de escrever sobre o ano de 2008 e tenho bastante coisa para escrever.
Este ano me aconteceram muitas coisas, boas e ruins lógico como para todo mundo - afinal não sou diferente, nem especial. Mas quando eu avalio, sinto um saldo muito positivo neste ano - por mais que as coisas não tenham saído como 'esperado'. Quando o ano começou eu tinha muitos planos e sonhos, e ao longo dele criei outros mais... Para ser bem sincera, se eu fizesse uma lista encontraria mais planos 'não realizados' do que 'realizados' mas eu sinto de forma bem forte, que apesar disso eu cresci e amadureci em alguns - talvez muitos - pontos durante este ano.
Esse 'amadurecimento' eu sei que vai fazer com que ano que vem na minha lista eu tenha muitos planos realizados, e claro vou buscar continuar melhorando porque isso é importante. Não que eu esteja buscando a perfeição (porque todos sabemos que ela não existe a não ser em Deus), mas eu quero ser sempre melhor do que fui ontem ... É uma busca sem fim (às vezes acho que até um pouco ingrata), mas é algo que quero e preciso trabalhar sempre... Hoje tenho algumas idéias de pontos a melhorar, e vou trabalhar nisso em 2009.
Algo que me deixou imensamente feliz foi o fato de ter conseguido terminar o curso de CCNA, porque nos últimos tempos eu tenho deixado pendente muita coisa na minha vida ... 'Desistido' e parado várias coisas, por motivos diversos, sinceros ou não... E ter terminado algo que comecei me fez ver que posso fazer isso em outras áreas da minha vida, e me inspira a prosseguir e ver que não sou uma pessoa fútil e infantil o tempo todo... Não vou mentir e dizer que não senti vontade de desistir em nenhum momento, pois eu senti sim, mas segui em frente porque senti que era isso que devia/queria fazer e no fim, eu consegui e me senti realizada (uma sensação boa mesmo) :D
Agora vou falar de algo que me deixou triste esse ano, que foi o fato de não ter emagrecido, e sim engordado e muito, no início do ano meus planos eram de emagrecer cerca de 38kg para chegar na minha meta (de 52kg) o que significa que eu pesava cerca de 90kg - e já estava enorme de gorda. Hoje eu estou com cerca de 96kg, próximo demais dos 100kg e isso me assusta.
Sei que poderia ter sido diferente, e eu podia estar bem mais perto da minha meta - ou talvez nela já, mas eu não trabalhei nisto, deixei de lado como muitas outras coisas, mesmo agora no final do ano que resolvi procurar ajuda médica (nutricionista) e psicológica, bem funcionou por 1 mês e novamente me deixei levar sabe-se lá Deus porque. É um ponto que quero muito trabalhar ano que vem, em dezembro pretendo contar o quanto lutei para chegar ao peso que estarei até lá, ou na minha meta ou bem próxima a ela.
A decisão de ir ao psicólogo foi muito boa para mim também, apesar de eu já ter comentado que 'poderia ter ido antes' acredito que foi no momento certo, e isso é importante, porque se eu tivesse ido antes não faria o mesmo efeito, ou sei lá, seria diferente. Nada acontece por acaso, o destino existe mesmo que com nossas atitudes a gente consiga mudar um ou outro fato de lugar.
Ter entrado na Intelig foi algo muito bom para mim também, financeiramente, profissionalmente, socialmente. Vejo muitos pontos positivos, e agradeço muito a Deus por ter me ajudado - porque sei que foi a vontade dele que eu conseguisse estar aqui, talvez eu não tenha dado o devido valor todo tempo e espero que Ele me perdoe e compreenda, sei que Ele pode pois nos conhece mais do que nós mesmos.
Algo triste foi minha 'separação' do Kim que aconteceu em Agosto, e isso ainda me dói e muito como escrevi no post anterior. Mas sendo sincera comigo mesma, isso me fez crescer e ainda faz todos os dias sigo aprendendo algo, logo encontro um lado positivo nesta decisão tão dolorida e triste. Tenho me esforçado para sempre procurar um lado positivo nas coisas 'ruins' que me ocorrem querendo ou não isso alivia um pouco o coração.
É, acho que tenho bastante coisa para contar sobre o ano de 2008. E graças aos céus o saldo deste ano foi AZUL claro como o céu. =]
AMO MUITO TUDO ISSO, e ano que vem tem mais. =]